Instituto Pensar - Cacique Raoni é internado com Covid-19 em hospital de Mato Grosso

Cacique Raoni é internado com Covid-19 em hospital de Mato Grosso

por: Nathalia Bignon


O cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, maior liderança indígena do país, foi internado nesta segunda-feira (31) em um hospital de Sinop, a 503 km de Cuiabá, após testar positivo para a Covid-19. Ele está internado com sintomas de pneumonia, mas está em boas condições de saúde, afirmou o instituto que leva seu nome.

"Após um mês de alta, Raoni foi novamente internado com sintomas de pneumonia. Exames realizados e sorologia confirmaram Covid-19. Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio. Os exames mostram presença de anticorpos e (que ele está) fora de perigo?, diz a nota.

Leia também: Líder do Alto Xingu morre com Covid-19 em hospital de Goiânia

Esta é a segunda vez em pouco mais de um mês que Raoni Metuktire é hospitalizado. No dia 16 de julho, ele foi internado no hospital de Colíder, após passar mal. No dia 18 do mesmo mês, ele foi transferido de avião para Sinop depois de complicações gastrointestinais e desidratação.

Segundo a direção do Instituto Raoni, o cacique apresentou um quadro depressivo após a morte da mulher dele, Bekwyjkà Metuktire, no dia 23 de junho. Ela tinha diabetes e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele recebeu alta médica nove dias depois.

Reconhecimento internacional

Após ser indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2019, Raoni esteve em Brasília onde se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para falar sobre direitos aos povos indígenas. Um dia antes, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) fez críticas diretas ao cacique.

"Acabou o monopólio do senhor Raoni?, disse, ao citar Ysani Kalapalo, liderança indígena que viajou com Bolsonaro aos Estados Unidos.

A declaração ocorreu após o cacique se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, em busca de apoio para a defesa da Amazônia.

O líder indígena é reconhecido internacionalmente pela luta que articula pelos povos indígenas. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA).

Com informações do G1 e istoé



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: